quarta-feira, 28 de maio de 2008

"Miojo Indiano"

Umas das preparacoes mais faceis eh a de Upma. Upma eh um prato servido no cafe da manha ou a noite (pois eh um prato leve).
Eu particularmente chamo de "Miojo Indiano" porque eh aquele prato que eu faco em circunstancias especiais:
1) Muiiiiiiiiiiiita preguica
2) Chegou muita gente a mais para a refeicao
3) Estou com pressa
4) Nao tem nada na geladeira
Essa receita quem me ensinou foi a minha Teacher de danca, minha Amma e ela me ensinou quando ela estava aqui no Brasil, entao a receita a seguir, ja eh uma "variacao" do Upma adaptada para o Brasil.
O Upma eh feito de farinha de semolina. Mas a Teacher achou a nossa farinha de semolina no Brasil muito fina. Ela achou no meu armario, cuscus marroquino e a partir dai ela fez essa preparacao de "Upma Marroquino a Brasileira"

Ingredientes:
1 ou 2 copos de cuscus marroquino (1 da pra 2 pessoas)
a mesma quantidade de agua fervendo com um tiquinho de sal e ghee (ou manteiga, ou azeite de oliva)
4 pimentas frescas picadas em rodelas pequenas (meu marido prefere as verdes, eu as vermelhas...faca com qual preferir ou ate misture as duas)
3 pimentas secas
1 colher de sobremesa rasa de sementes de mostarda preta
1 cebola roxa grande fatiada (ou 2 pequenas...ou sei la...depende do seu gosto para cebola..eu adoro...pode picar, se quiser)
ghee (ou azeite ou manteiga) para fritar
algumas folhas de curry (se tiver)
um pouco de coentro (ou cebolhinha....mas isso ja eh uma coisa que eu acrescentei a receita...fica bom sem tambem)
Modo de fazer
Ferva a agua com o pouquinho de sal e ghee (ou..ou...). Em uma travessa separada coloque o cuscus. Quando a agua ferver, coloque no cuscus e deixe hidratar.
Em uma panela separada, coloque a ghee (ou...ou...) e as sementes de mostarda. Quando elas comecarem a "pipocar" acrescente as pimentas secas e as folhas de curry, frite um pouco.
Acrescente as cebolas e as pimentas frescas e mexa ate que doure. Quando estiverem douradas acrescente o cuscus hidratado.
Desligue o fogo e acrescente o coentro (ou cebolhinha) se quiser.
Sirva puro, com banana amassada (eu amo), com pickles indiano (meu marido ama...ah...ele poe iogurte tambem) e se voce nao for vegetariano pode comer com alguma coisa morta junto.
Bom Apetite...facil, ne?